20 de junho de 2007

Tomateiros

Dois sacos cheios de parte doentes. Agora percebo o sorriso maroto do Sr. Abel, com quem falei ontem, quando lhe disse como tinha os tomateiros. Se está assim nada a fazer, foi o que aquele sorriso me disse, mas as palavras foram outras. É realmente podridão cinzenta, segundo ele, por causa do bolorzinho no caule do fruto, e aconselhou-me a dar enxofre. Polvilhar todas as plantas em tempo húmido ou chuvoso.

Já não foi possível, hoje está sol, por isso já está preparada mais uma infusão de cavalinha e, se o bom tempo continuar, por mais 2 dias.

Pelo que posso observar parece-me que sei quais os erros que cometi com os tomateiros:

1- Ficaram muito à sombra, na altura do transplante não mas a ameixieira cresceu tanto e quase todo o talhão ficou à sombra.
No próximo ano este talhão ficará reservado para as alfaces e para outras culturas que não gostem muito de sol, embora não haja muitas.

2 - As linhas ficaram muito próximas umas das outras e demasiado perto dos pimentos, coitados, que lá tentam crescer. Hoje até vi os dois primeiros mas o espaço é tão pouco que pisei a haste e lá se foram eles.

3 - Para tutorar os tomateiros, que foi o que fiz, acho que é melhor podá-los, no crescimento, para que possam ficar mais arejados e assim menos atreitos a doença.

4 - A ameixieira deve estar cheia de pulgões, é uma árvore muito atreita, e lá saltam eles para dentro da horta, pois hoje já vi vários nos tomates.

Aliás, esta praga de formigas que vejo por aqui não só no terreno pois o pinhal cheio delas também. Deve ser por haver muito alimento - pulgões, é claro. A solução será plantar gergelim. As formigas comem-no vorazmente mas para o fungo de que elas se alimentam já não é nada bom, destrói-o. Darei notícias do resultado.

Ainda tenho dúvidas, pelo que já vi esta folha é muito idêntica a outras com míldio.



Sem comentários :