18 de novembro de 2007

"Últimos" habitantes




São os "últimos" habitantes que ainda permanecem, aqui no manjericão, que já está no fim da semente. Amanhã, espero, vem o tractor para cortar a erva e o que resta ainda de algumas culturas. Depois, se a chuva vier, fresar o terreno para semear o trigo. Espero sinceramente que combata o escalrracho, caso contrário, com a passagem do tractor, vai alastrar ainda mais.

Eu sei que quem faz permacultura não age assim, mas eu ainda estou longe desse caminho, que um dia quero começar a percorrer. Deixar cescer a semente onde ela nasce, não mexer muito na terra... e conseguir uma harmonia com o que nos rodeia, sem interferir demasiado. Simplesmente estar.

Na pequenina horta que fizemos no jardim, agora para o inverno, cobrimos a terra com composto, já feito aqui, e nasceram 3 pés de tomate e uma abóbora, que resistiram ao trabalho das minhocas. A abóbora ficou na terra, para ver o que acontece, mas os tomateiros foram para um lugar abrigado e cheio de sol, em vaso. Com estufim não era possível deixar pois nem sempre estou presente para fazer prevenção. Veremos se vamos ter tomate mais cedo.

A horta é tão pequena que já cresceu para outros canteiros (crescer é quase inevitável), no meio de arbustos e bolbos. Foram as alfaces Iceberg, outra que não sei a espécie e alhos, primeira geração Sete Figueiras. Na horta ainda foram transplantadas alfaces, alhos e uns cebolinhos que estavam na horta grande (para ver se dão flor).

Sem comentários :