12 de março de 2007

Plantei hoje sementes de Neem.
Duas em cada vaso, 9 vasos, junto ao viveiro das alfaces e tapadas com sacos de plástico.

Nas couves e nabiças, que já estavam cheias de lagarta, calda de sabão.

10 de março de 2007

Compostor

Começaram a aparecer vespas perto do viveiro onde estão as lanternas chinesas e é aí que se mantêm. Observar o comportamento para perceber qual a planta que preferem. As vespas são boas predadoras para a horta.

Estive a pensar também na melhor zona para colocar o compostor. Acho que vai ficar debaixo da figueira, no verão tem muita sombra e fica perto da entrada da horta.

As madeiras do compostor estão prontas.
O Carlos foi quem cortou os prumos de suporte e foi uma preciosa ajuda; as madeiras da frente vieram de um estrado do Ikea, que definitivamente, para mobiliário não é uma boa opção.

Ei-lo pronto!!



Ervilhas francesas, a secar para depois recolher as sementes.

9 de março de 2007

Montagem do compostor


Conclusão da montagem do compostor e início do tratamento da madeira com Bondex de exterior anti-bolor, é químico, eu sei mas não encontrei outra alternativa.

8 de março de 2007

7 de março de 2007

O cantinho das ervas aromáticas

plantio (viveiro)
Malagueta (Geração Fontanheira e outra)
Couve galega
Papoila Branca



flores
Chagas
Zinías
Lanternas chinesas
Salva e rosmaninho


Ficou pronto o cantinho das ervas aromáticas

A Amora deixou-nos


A Amora deixou-nos. Foi passear segunda-feira com a Maria e o Egas, todos voltaram menos ela. À noite fomos procurá-la, chamámos, chamámos mas nada. Percorremos o pinhal por 3 dias mas sem a encontrar. Custa muito que tenha desaparecido assim, imagino o corpo algures no pinhal, ao relento, ao ar, assim perdido, sem sabermos se sofreu ou não. Morreu, de certo, pois já era velhota. Na noite em que desapareceu fazia muito frio, a noite estava gelada e agora paira sobre as 7 Figueiras a ausência da Amorinha. Morreu, se assim foi, onde foi mais feliz, nos seus passeios pelo pinhal. “Dorme tranquila Amorinha”

2 de março de 2007

Ontem andei às voltas com o atelier, entre outras coisas, e não mexi na horta. Hoje já foi feita a sementeira, em viveiro, de alfaces e espinafres; noutro tabuleiro coentros. As sementes não podem ir já para a terra se não as formigas levam tudo, então dos coentros é vê-las a carregar.

Experimentei cal viva nos formigueiros e resultou de imediato, desapareceram. Introduzi a cal directamente nos olhais e amanhã verei melhor o resultado.
Não tenho nada contra as formigas, sei que são boas para o solo porque promovem o arejamento, mas aqui estão em número colossal, o desequilibro é completo.