26 de abril de 2009

À espera da semente


Fez em Março 1 ano que estas cebolas foram semeadas em viveiro. Mais tarde, em Maio, transplantadas para a horta, nunca foram colhidas. Quando a horta terminou, de forma a poder passar o tractor, foram novamente transplantadas para outro local onde ainda permanecem.

Aqui foi necessário mais de 1 ano para se poder colher sementes de cebola e esta é a altura mais critica, sendo necessário vigiá-las de perto. As sementes de cebola, quando maduras, rapidamente se soltam e se perdem.

Entretanto, falei com Z. para que me ajudasse a saber qual a melhor altura para colher a semente; confirmou-me o que referi e que algumas pessoas envolvem as cabeças das hastes com um saco de plástico, furado para permitir a respiração, e para onde as sementes caem. Vou fazer a experiência só com algumas, embora a humidade criada no saco, apesar dos buracos, não sei se será bom. Quanto às outras, vou estar atenta.

2 comentários :

Unknown disse...

ola,essa tecnica de colher as sementes é utilizada por nós aqui na horta não só com as sementes das cebolas como com outras tipo: salsa alfaces etc.
Não esqueça é de fazer os furinhos para a respiração, é sem duvida uma boa naneira de recolher as sementes evitando que se espalhem com o vento.
beijocas.

Trumbuctu - diário de uma horta disse...

Antes disso ainda precisava de saber que os sacos só se colocam quando a flor começa a ficar castanha. Por inexperiência não o fiz, mas a Z. passou e logo tratou de me dizer ":O)
Sempre a aprender.
Obrigada Maria do Carmo