27 de abril de 2009

Propagação de aromáticas

Ontem, dia 26, foi dia para montar mais uma parte da rega, verificar os gotejadores e limpar os tubos. Já é o terceiro ano que monto a rega de forma diferente e assim tenho sempre muito trabalho mas também tenho oportunidade de ver como funciona melhor. deixei para traz as fitas de rega, passei a usar só tubos rígidos de 16mm (gota-a-gota); com isto tenho mais pressão de bomba o que me dá para regar outros locais, já para não falar na durabilidade do material. Hoje, toda a rega do sector da horta ficou terminado.

Foi dia para fazer:

Estacas e divisão de aromáticas:
- Alfazema (estaca)
- Artemísias (estaca e divisão)
- Tomilhos (divisão)
- Malvas ou pelargónios (estacas)

Transplante de
- Hokaido
- Cártamo
- Tupinambos (dizem os manuais que não é tempo mas fica a experiência)
- Espinafres (parece que só em vasilha não espigam, veremos... esta é uma planta que não consigo ter)

2 comentários :

gintoino disse...

Desmanchas isso todos os anos? Mas isso é uma trabalheira! Eu usei tubo rigido de 12mm. Com sorte tenho pressão para regar toda a horta de uma só vez...

Trumbuctu - diário de uma horta disse...

Retiro os tubos da horta, para poder passar o tractor, mas ficam enrolados e prontos a montar de novo. É só fazer as ligações principais à mestra, que fica sempre montada. Aproveito sempre o que ficou feito do ano anterior. Por isso quero fazer as camas quentes, para não pensar mais em tractor, em montar rega e evitar o desgaste da terra, que acontece mesmo quando se aduba.
É um dia para montar a rega.

Obrigada pelo reparo, já corrigi. É tubo de 20mm e de 16mm, o que tenho aqui, e não 25mm.