16 de novembro de 2009

Sementeira Outono/Inverno


Não sei se deixe o viveiro descoberto ou se coloque a estufa. Enquanto o tempo estiver assim, pouco frio, penso deixar ao ar. As sementes são biológicas excepto a de cebola que recolhemos aqui este ano. Por baixo da palha está cartão evitar que a erva nasça. Está nesta zona que antes do cartão ser colocado foi estrumada, ficando preparada para futuras culturas.

2 comentários :

gintoino disse...

essa ideia do cartão parece-me muito boa (usei-a no jardim), mas na horta n percebo como é q se fazem as plantações depois...

Trumbuctu disse...

Neste post tens informação que talvez te possa ajudar.

Agora estamos a fazer como demonstra o filme da Emilia Hazelipe, que também coloquei lá:
1ª camada matéria orgânica, molhar
2ª camada cartão, molhar
3ª camada palha

Para sementeira directa fazes um furo com um semeador,como se faz normalmente, atravessas a palha e o cartão, colocas a semente e ajeitas o local para tapar.

Para as transplantações é igual mas faz-se com uma pázinha. Fura-se o cartão, através da palha, em circulo, e desviando a terra para a planta. Aproveitas o pedacinho do circulo de cartão para tapar o pé da planta.

As cenouras, que eu saiba, são as únicas sementes com as quais não é possível aplicar bem esta técnica, mas pode-se sempre colocar em cima do cartão composto e semear depois. Fizemos isso em algumas leiras. No Tiny Farm Blog têm um método muito interessante, para as cenouras, que vamos experimentar.