2 de fevereiro de 2010

Fava roxa


Semear fava roxa ou preta, como fazem por aqui, deveria ter sido no mês de Outubro mas mais uma vez me baralhei, e só agora vi isso. É o que faz não planificar nem consultar o diário da horta!!
Agora deveria ter semeado a fava branca, com um mês de atraso mas a natureza não é assim tão rigorosa. Bom, talvez ainda semeie alguma...branca.

Fica o exemplo de como fazemos a sementeira por aqui. Uma das camas que já estava preparada com estrume foi regada, depois colocou-se cartão e jornal também ele "regado", depois a cama é coberta com palha. Para semear a fava, semente que permite este tipo de método, por ser grande, fura-se o cartão com um semeador e aconchega-se a semente.

Testei um método parecido com o que o Sr. Abel chama "semear fava à malandro", segundo o qual as favas são semeadas muito próximas. Ao crescerem, como ficam juntinhas, não tombam e permanecem direitas. O método consiste em abrir um rego que se percorre com um tubo de rega, grosso, através do qual se vão deitando as sementes. cobrindo-se depois com terra.

Não me vou esquecer disto porque as primeiras que semeámos estão quase todas tombadas.

Sem comentários :