26 de abril de 2010

por detrás do facebook

Faço um pequeno desvio sobre o que habitualmente escrevo neste meu diário mas que vai ao encontro duma experiência recente. Há algum tempo atrás, pouco convencida por amigos, lá me inscrevi no Facebook com o propósito primordial de divulgar e promover o trabalho que desenvolvo no Pó de Lixo. Pensei: ? 'Porque não? Tentar não custa.' Bastou-me uma semana para rapidamente fechar a conta, esquecer que o Facebook existe e perceber que nunca deveria ter entrado. Primeiro porque mergulhei num passado que não queria reviver, ficou para trás, foi importante mas passou. Depois, assisti a este filme que me fez reflectir sobre o grande Big Bother. Não sabemos bem quem é ou quem são mas somos filmados, gravados, analisados...

Por fim, ontem leio esta notícia no Público.

Clicar ma imagem para ampliar

Sublinhei algumas linhas que me parecem importantes e, se reflectirmos um pouco mais, graves até. Será mesmo "curiosamente" que o Facebook seja um dos serviços com mais medidas de combate ao mau uso da internet ou intencionalmente? Nós, como utilizadores para além de sermos analisados por uma equipa especializada ainda o somos através de algoritmos? Existem amizades no Facebook? Um utilizador/a não pode ter muitos amigos/as do sexo oposto porque isso não é normal? E se for do mesmo sexo? Quem dita o que é normal ou não? O que é um utilizador tipo? Estarei a ser demasiado ingénua,  paranóica ou nenhum do dois? Bom, o certo que me sinto bem por não estar no Facebook.

Nota: De forma alguma sou contra o Facebook ou qualquer rede social em geral. Do que experimentei até me pareceu uma ferramenta interessante, com excelente exemplo como esta página. O que questiono é simplesmente a quantidade de informação, sobre os utilizadores, a que certas empresas podem ter e o facto de tentarem regular ou avaliar comportamentos de forma tão suspeita e pouco regulada.

2 comentários :

Joba disse...

Perfeitamente de acordo. Costumo a titulo de brincadeira dizer aos meus amigos quando me convidam para o facebook, que já jogo ao Farmville todos os dias e de uma forma mais salutar e que se quiserem arranjo um espaço para eles onde podem cultivar e tratar de animais a sério. Cpmts .Joba

Trumbuctu disse...

O Farmville foi uma surpresa, nem sabia da sua existência. Também pensei o mesmo: regar plantas, adubar a terra, duma forma virtual? E há tanta terra por aí a precisar de atenção ":O)
É realmente um "lugar" onde não me reconheço.
Um abraço