14 de junho de 2010

detergente de loiça ecológico


Após algumas pesquisas em como fazer o nosso próprio detergente encontrei várias que utilizam mais ou menos os mesmos ingredientes. Como alguns deles não consegui encontrar alterei um pouco a receita:

Ingredientes
1 xícara e meia de água
1/2 xícara de vinagre destilado
1/4 de xícara de sabão Castela liquido
2 colheres de sopa de sumo de limão
2 colheres de sopa de sal
1 colher de sopa de carbonato de sódio

Nota: Esta receita é para máquinas de lavar loiça adaptada aqui para lavagem manual. na utilização em máquina adicionar vinagre no compartimento do abrilhantador.

 via Bonzai Aphrodite

Um dos ingredientes que não encontrei foi o vinagre branco destilado. Substitui por vinagre branco comum; outro foi o sabão castela liquido, o único fabricante que encontrei foi no Canadá, que substitui por uma barra de sabão para malhas e sedas derretido (não tóxico); o carbonato de sódio substituí por bicarbonato de sódio, que tem um Ph mais baixo (8) e é menos agressivo. Pelo que li, o 'carbonato de sódio' (washing soda) tem um Ph de 11 sendo caustico e deve ser manuseado com luvas. Embora seja mais eficaz na remoção de gordura é também mais agressivo.

A preparação consiste em ferver a água juntamente com o vinagre. Após levantar fervura baixamos o lume e vamos adicionando os outros ingredientes até à sua total dissolução. Retiramos do lume, deixamos arrefecer e embalamos. Como em repouso o liquido ganha duas camadas, agitamos antes de cada utilização e já está!

Testei e resultou, embora não tenha utilizado a quantidade certa de vinagre e por isso não ficou tão eficaz na remoção da gordura como eu gostaria.

Sem comentários :