19 de setembro de 2010

como grelar batatas e plantá-las numa caixa


Lembram-se do primeiro compostor que fizemos na horta? Quem nos segue desde o início de certo que sim. Ainda não sabíamos que se podiam fazê-los mais simples, funcionais e económicos com paletes de carga. Bom, para não deitar trabalho fora nem o que se gastou com ele decidi fazer a tal caixa de batatas.


Definitivamente, para compostor, esta é uma construção demasiado complicada mas para a nossa caixa de batatas serve na perfeição. Só foi necessário comprar perfis de madeira para fazer a zona de correr das tábuas. As laterais, frente e costas foram, mais uma vez, aproveitadas de estrados de cama que não funcionam. Toda a madeira foi pincelada com óleo de linhaça para retardar o apodrecimento.


Desta vez foi mais simples de montar, embora com alguns momentos de irritação. Enchemos com cerca de 30cm de composto (na foto ainda não está) e entretanto...


... tínhamos as batatas a grelar, já há duas semanas, segundo um método que a D. Rosa nos ensinou. Até pensámos que o 'milagre' não aconteceria. Mas aconteceu. Já vai um pouco tarde a sementeira mas só no fim de Agosto as arranjámos.

O método da D. Rosa consiste no seguinte: entre um saco de serapilheira dobrado ao meio colocar as batatas e molhar. Deixar no exterior e manter um certo grau de humidade até grelarem.

Como vamos esperar pelo início do quarto minguante para as enterrar, molhando sempre, por agora ficaram sobre a terra. À medida que forem crescendo colocam-se mais tábuas em todos os lados e terra nova até à colheita final.

5 comentários :

gintoino disse...

Achava q já seria demasiado tarde para plantar batatas...Se calhar ainda há esperança para as batatas q me estão a crescer na horta. E essas batatas são colhidas quando?

Joba disse...

O metodo da saca é infalivel. A saca de sarapilheira molhada, permite manter a humidade. Por acaso tenho mais de meio saco a grelar para meter na terra porque como sabe aqui pelos Açores dá para plantar na terra em Setembro e colher antes do Natal. Bendita terra .

Trumbuctu disse...

É mesmo! Por acaso não sabia. No tempo em que estive nos Açores ainda nem sonhava ser hortelã ":O). Aqui já vai com um mês de atraso, por causa da geada, mas como estão numa "caixa" posso protegê-las. Vamos ver no que resulta.

manuel costa nunes disse...

Caros amigos uma das maneiras mais infalíveis de as batatas grelar mais rápido é enterrar as batatas por cima de uma saca á profundidade de 20 cm manter a terra com alguma umidade passado uma semana já terá grelos suficientes para plantar.

Trumbuctu disse...

Grata, Manuel!