23 de setembro de 2010

mosca branca dos citrinos


Ataque de mosca branca dos citrinos Aleurothrixus floccosus (Maskell)

Os citrinos estão todos assim, laranjeiras, tangerineiras e nem sei se o limoeiro também não estará. Embora seja um tratamento aceite em agricultura biológica preferia encontrar outro método que não a calda bordalesa. Em Permacultura não sei como resolvem este tipo de problema. Se as deixarmos assim corremos o risco de não haver fruta no Inverno. As vespas lá andam de roda das árvores, muito atarefadas, mas já não dão conta do recado.

De pulverizador às costas, com calda bordalesa, foram as laranjeiras tratadas. A próxima pulverização será em Dezembro, em dia sem chuva e depois novamente em Fevereiro.

Uma bom artigo sobre a mosca branca dos citrinos na Quinta do Sargaçal.


Parte de trás da folha de laranjeira.


Pormenor.


Depois da calda bordalesa.

2 comentários :

Joba disse...

Olá trumbuctu. A mosca branca infelizmente, apr de outras pragas como a cochonilha e a lagarta mineira, têm destruído por cá tudo o que é laranjeira e tangerineira. Os limoeiros não são atacados.( por enquanto) Agora a calda bordalesa é apenas um preventivo, nunca irá erradicar uma praga que já se instalou ( e de que maneira pelas fotos) nas árvores. O ideal seria partir para um tratamento fitosanitário adequado, o problema é que não é aceite em agricultura biológica. Sei de um ataque violento no ano passado no Algarve e em que foi permitido pelas autoridades o uso de pesticidas muito controlados, para a tentativa de erradicação dessa praga. O problema maior nem sequer é o calor, é a falta de horas de frio (abaixo de 7 graus) para destruir a praga naturalmente. De qualquer forma boa sorte

Trumbuctu disse...

Estão realmente muito atacadas. Também sei que a calda é mais preventiva. Por estes lados há muitas laranjeiras assim, talvez os grandes calores que se sentiram este ano tenham contribuído. Estas são árvores que nunca viram qualquer tipo de tratamento mas já vão sendo velhotas.

Não sabia que eram necessárias temperaturas baixas para a eliminar naturalmente. Esperemos que este ano o inverno venha frio, que recuperem e que tenhamos laranjas ":O)