26 de setembro de 2010

musaranho-de-dentes-brancos-anão


Musaranho-de-dentes-brancos-anão - Suncus etruscus

Espero não estar enganada na identificação do mamífero mais pequeno que existe na terra; julgo ser um Musaranho-de-dentes-brancos-anão - Suncus etruscus, como este. Este media cerca de 5,5cm sem contar com a cauda, a qual era particularmente peluda, e foi trazido pela Estrela para dentro de casa. Não sei se foi ela ou se já estava morto quando ela o apanhou.


Temos um problema aqui na horta que ainda não resolvemos como gostaríamos, os ratos. Neste momento utilizamos isco para controlar a população mas é uma opção que nos desagrada. Há uns anos atrás havia muitos gatos, chegaram a ser 10, mas por qualquer razão os cães trataram de os eliminar. Nunca mais houve gatos, agora só existe a Estrela, mas lembro-me que ratos não havia pois os gatos faziam bem o seu trabalho. Um dia terão de voltar. O musaranho pode ter morrido com o isco, não sei.

7 comentários :

Alziro Patafisico disse...

Que coisinha mais linda!

Trumbuctu disse...

Amoroso mesmo ":O). Foi uma pena...

gintoino disse...

Volta e meia os meus tb me trazem um, o q me deixa tristissimo. Os musaranhos além de giros são insectivoros. Ratos tb temos apesar dos 3 gatos residentes e das cobras rateiras q aparecem de vez em quando. Isco, ou veneno de ratos recuso-me a usar 8numa casa onde vivem 2 cães e 3 gatos não é nada seguro)

Trumbuctu disse...

Da forma como é colocado aqui o isco não há perigo para os animais domésticos, agora o mesmo já não digo para os ratos ou, eventualmente, neste caso para os musaranhos. Como é que resolvem o excesso de população de ratos por aí?

gintoino disse...

Nâo são em tão grande quantidade q precise de me preocupar. Os meus gatos e a cadela vão-nos mantendo controlados ;-)

NA disse...

Ter atenção em não exterminar o rato de cabrera que se encontra em risco em Portugal.

Trumbuctu disse...

Tem toda a razão NA. Sabemos disso, só não sabíamos que um dos habitats do rato de Cabrera era por aqui, no Sudoeste Alentejano. O seu alerta trouxe-nos essa informação pois fomos fazer uma pesquisa.

Só não sabemos, também, é como controlar a população de ratos, algumas já ratazanas, que por aqui abundam.

Aceitam-se sugestões!