16 de novembro de 2010

rato-cego-mediterrânico


Microtus duodecimcostatus ou rato-cego-mediterrânico. Ainda não tínhamos observado nenhum, somente alguns buracos na horta que ao escavarmos pareciam levar a galerias subterrâneas. Ao vermos de perto não nos pareceu um rato comum e depois de alguma pesquisa somos levados a pensar tratar-se de um rato cego. Os buracos que vemos na horta são característicos desta espécie. Escavam galerias complexas onde se abrigam.Acho que os ratos comuns não fazem isso. São herbívoros e a horta é um restaurante de luxo para eles, ou melhor um rodízio. É uma espécie importante na cadeia alimentar e está na base da alimentação da Coruja das Torres - Tyto alba - e vive uma mesmo aqui ao lado.

Teremos que repensar várias coisas aqui pela horta: a cama elevada que estou a preparar não pode conter restos da horta como, por exemplo, folhas de couve. Foi um erro (?)* pois atrai toda a espécie de roedores; estamos a procurar a melhor solução para controlar os ratos sem recurso a isco. As corujas ao alimentarem-se de ratos envenenados também morrem; proceder à limpeza do terreno retirando vegetação velha e eventuais abrigos para roedores, manter a zona dos compostores limpa; e o mais importante será redimensionar o projecto para o espaço que temos, como por exemplo, talvez já tenhamos compostores a mais.

Alguma informação aqui. Embora em catalão consegue entender-se razoavelmente.

Nota: Quem nos trouxe o rato foi a Estrela. Estava vivo mas em choque. Soltámo-lo e pouco tempo depois já tinha desaparecido.

* Não sei se foi um erro pois não fossem os restos de folhas e nenhuma couve chinesa restaria agora. Já lá vi marcas de dentes e devem ser destes ratos.

Sem comentários :