30 de junho de 2010

®


Chegou hoje a notícia. O Trumbuctu é oficialmente uma marca registada. Esperamos, depois deste primeiro passo, que tudo se conjugue de forma a realizarmos os nossos pequenos projectos e prosseguir esta viagem maravilhosa que tem sido tratar da Terra.

29 de junho de 2010

sapo de unha negra


Pelobates cultripes

Graças à ajuda do Vasco Flores Cruz, autor do blogue Anfíbios & Répteis de Portugal, foi possível identificar este habitante do "lago", trata-se de um sapo de unha negra (Pelobates cultripes). Vi várias imagens mas algumas diferem tanto entre si que fiquei com dúvidas, além de não ser entendida no assunto.

Mais informação aqui, aqui e aqui.

com as mãos na terra


O truque do limão, ensinado pela Z., é deveras eficaz. Se não tivesse experimentado não acreditava. Basta esfregar bem as mãos com limão e ...

25 de junho de 2010

a nossa maior riqueza


Hoje o dia acordou nublado. A manhã foi passada a colocar algumas coisas em ordem. Logo cedo foi buscar feno ao Sr. António para o próximo Outono/Inverno. Outra, separar sementes para começar a semear novamente, agora que estamos a entrar em quarto minguante; outra ainda, acarinhar a nossa maior riqueza, sementes que temos vindo a recolher de outros anos.

23 de junho de 2010

e o dia acabou assim


Um belo jantar acompanhado de alface, cebola e hortelã da horta (o tomate ainda cresce). De sobremesa uma delicia de queijo fresco com compota de ameixa feita pela minha mãe. Um doce como só as mães sabem fazer. Mas, como nem tudo são rosas, os vampiros (agora outros) andam a rondar tentando apagar as cores com que queremos pintar a nossa vida.

de rosto colado ao chão


Na linha de cenouras e feijão rasteiro., de rosto colado ao chão, olhos-nos-olhos com um escaravelho.

milho, uma das três irmãs


[actualização de 23.04.10]
A primeira maçaroca.


Quase todos os outros pés estão assim, floridos.

explorando o milho


Insecto numa folha de milho.

três irmãs


[actualização de 18.06.10]
Com o bom tempo que tem feito e regas copiosas as três irmãs, milho, abóbora hokaido e feijão de sete anos, crescem quase de um dia para o outro

22 de junho de 2010

um novo habitante


Sobre uma folha de beterraba. Já temos visto outros da mesma família, mais parecendo escudos africanos e com desenhos lindíssimos. A identificação dos insectos do Trumbuctário continua à espera de um tempo que teima em não vir. Preguiça.

romper da aurora


05:18h
Madrugada e o romper da aurora. Tem sido assim todos os dias. Acordo, vou ver o céu, como qualquer coisa, volto para a cama e adormeço.  Estou viva.

o habitante mais temido da horta


O mosquito, um dos seres que continuo a matar porque me deixam o corpo numa enorme borbulha. É uma espécie de atracção fatal, não me largam. Até a Estrela foi picada. Mesmo passando um stick anti-mosquitos nas zonas expostas, o mais eficaz que encontrei até hoje mas muito caro, picam através da roupa. Os cães também sofrem e já contraíram todos dirofilariose. Agora estão bem mas ficaram com  mazelas. Por tudo isto o mosquito é o habitante mais temido da horta.

funcho Florence


Foeniculum vulgare azoricum
[actualização de 19.03.10]

Este é o funcho que mencionei aqui, viçoso e a desenvolver-se bem junto das nabiças. É uma planta anual da família do funcho vulgar (Foeniculum vulgare). Já tínhamos semeado em 2007 mas sem sucesso. O cultivo desta variedade faz-se principalmente pelos seus bolbos, segundo li, ligeiramente doces e anisados. Nunca provei. O bolbo come-se cru, grelhado ou cozido ao vapor. As folhas e sementes também se comem.

21 de junho de 2010

esmeralda


Um louva-a-deus ferido e combalido.

flor da chicória


Pouco se comeram pois rapidamente grelaram. Semeei a maioria das coisas em quarto crescente e acho que o resultado foi este. Não tenho dúvidas que as fases da lua têm influência nas culturas e no seu crescimento. Mas há sempre um lado bom e ficámos a conhecer como é a flor da chicória e de tantas outras que entretanto também já grelaram. Ficamos agora à espera da semente.

20 de junho de 2010

rubi


Rubi porque parece essa mesma pedra preciosa.
Mais uma prova da enorme biodiversidade que nos rodeia, alimentado-se de sementes de Calendula officianlis.


tratar da Terra


Existem muitas soluções e alternativas não tóxicas que nos ajudam a preservar a Terra, muitas delas podendo até ser feitas por nós embora umas talvez mais eficientes do que outras, se comparadas com os detergentes habituais. No outro dia perdi a cabeça e comprei alguns produtos que me irão ajudar nesta mudança para novos hábitos.

A grande surpresa foi a bola de lavagem.

só para lembrar

clicar para ver

O que está disposto(a) a fazer hoje para a tratar?

19 de junho de 2010

recolha de sementes


actualização de 23.04.01
Semeada na Primavera de 2009 levou um ano para dar semente. Há pouco dias reparei que as sementes estavam prestes a estalar, quando olhei de novo quase não fui a tempo de as recolher. Muitas já tinham caido à terra.

18 de junho de 2010

da horta


O milho é a cultura mais bonita que temos na horta, juntamente com o feijão de trepar (Phaseolus coccineuse) e a abóbora hokaido. Uma consociação de culturas chamada de 'três irmãs': o feijão trepa pelo milho e a abóbora fica entre as linhas de milho e feijão para lhes dar sombra. O milho está mesmo lindo! Verdinho, verdinho.

de uma ida à praia



Som do espanta espirítos

entrançar cebolas e alhos


A D. Rosa passou por cá quarta-feira e pedi-lhe para me ensinar a entrançar cebolas. Entretanto, apanhei algumas, embora antes do tempo, duma cama que ainda precisa de rega, pois de outra forma poderiam apodrecer. A rama está mais verde do que seca e temos de esperar para as poder entrançar. Ainda assim ela ensinou-me que cebolas e alhos secam-se à sombra de uma figueira para não cozerem. Logo que a rama estiver quase seca estão prontas para entrançar.  Como não podia fazer com as cebolas fui experimentar com os alhos. Da esquerda para a direita: 1ª, 2ª, 3ª e 4ª tentativas. Acho que com prática vamos lá.

17 de junho de 2010

Tanchagem-menor (Plantago lanceolata)


Tanchagem-menor (Plantago lanceolata)

Fiquei a conhecer esta erva através da Elsa quando fui fazer o curso de Permacultura em 2009. Na altura ela não me soube dizer o nome mas sabia ser benéfica para as vias respiratórias. Mais tarde vi  uma planta no terreno e até comentei com a minha mãe terem sido os pássaros a trazer sementes. Se já havia cá nunca reparámos, talvez pelo olhar pouco treinado ou, muitas vezes, o que desconhecemos não nos capta a atenção.

identificação via O Botânico Aprendiz

16 de junho de 2010

nível de água para bidão


Ao depósito de água, montado no ano passado, ainda faltava acrescentar um pequeno detalhe: um nível de água para podermos saber quando esta está prestes a acabar.

15 de junho de 2010

insectos em ordem

A exposição Insectos em Ordem, sobre a diversidade de insectos, abriu ao público no dia 28 de Maio e estará em exibição até 28 de Novembro de 2010. Pode ser vista através de um percurso interactivo.
A não perder!

Local
Antigo Picadeiro do Colégio dos Nobres (Museus da Politécnica)
3ª feira a Domingo
10h às 19h

via Bioeventos

Reportagem RTP - Insectos em Ordem
1ª parte minuto 21:40
2ª parte minuto 09:43

14 de junho de 2010

detergente de loiça ecológico


Após algumas pesquisas em como fazer o nosso próprio detergente encontrei várias que utilizam mais ou menos os mesmos ingredientes. Como alguns deles não consegui encontrar alterei um pouco a receita:

Ingredientes
1 xícara e meia de água
1/2 xícara de vinagre destilado
1/4 de xícara de sabão Castela liquido
2 colheres de sopa de sumo de limão
2 colheres de sopa de sal
1 colher de sopa de carbonato de sódio

Nota: Esta receita é para máquinas de lavar loiça adaptada aqui para lavagem manual. na utilização em máquina adicionar vinagre no compartimento do abrilhantador.

 via Bonzai Aphrodite

13 de junho de 2010

Limpeza de uma casa de banho seca



Começar a utilizar casas de banho secas é uma questão de hábito, pelo menos para mim. Sei que estou a reduzir substancialmente a produção de resíduos e ao fim de um ano temos composto, a melhor forma de adubar a terra. Esta solução não é das mais práticas: de dois em dois dias limpar, em dias de chuva e frio pior...mas é das mais rápidas de construir. Quem tiver interesse pode rever este post com uma solução verdadeiramente inspiradora.

12 de junho de 2010

casa de banho seca


Eis uma das construções de que falei aqui ontem e que me tem tomado conta do tempo: uma casa de banho seca, em inglês compost toilet. Tenho o péssimo hábito de não passar os planos que tenho na cabeça para o papel e o resultado é confrontar-me com obstáculos construtivos que deveriam ter sido resolvidos em projecto. Montei e desmontei dobradiças, furei aqui e ali, e para aparafusar foi um sarilho. A madeira utilizada foi um tipo de laminado - contraplacado marítimo, informação da estância - muito dura, o que dificultou a montagem. Salvou-me a serra tico-tico, a melhor ferramenta que já tive até hoje. Agora que terminei até me pareceu fácil.

compostor de uma casa de banho seca

11 de junho de 2010

virar a página


Para além de andar ocupada nos últimos dias com algumas construções, aqui pelo Trumbuctu, também alguma coisa se quebrou dentro de mim; o último trabalho, mais do que um esforço físico, para lá dos meus limites, foi um confronto com o que o ser humano tem de mais feio e perverso. Nada tenho de santa mas não sei nadar nessa praia, nem quero aprender.

Pensei em publicar hoje uma das construções já terminadas e fechar esta história com ela, mas decidi virar a página de outra forma. A construção publico amanhã.

5 de junho de 2010

vampiros

Depois de uma longa ausência volto ao lugar de onde nunca deveria ter saído, apesar de também eu ter contas para pagar. Nisso não sou diferente de ninguém.

Estive, desde do dia 4 de Maio, a fazer um trabalho que vai contra tudo aquilo em que acredito, levou-me a um estado de completa exaustão e fiquei doente, de tal maneira os meus limites físicos foram ultrapassados.  Cheguei a trabalhar com febre no último dia e ainda estou, literalmente, a recuperar. Foram vinte dias de treze, catorze, dezassete horas diárias de trabalho e com uma única folga. Quando aceitei sabia que teria de trabalhar bastante mas nada como isto. Os últimos cinco dias foram um imprevisto, ao qual fui alheia, e como "cereja em cima do bolo" fui paga a metade do valor diário inicialmente combinado. Puta que os pariu!

NÃO ACEITO! A minha dignidade em primeiro lugar. QUE MERDA É ESTA?!

A gente sem escrúpulos e sem carácter, para me dizer na cara que não pagam o que devem, trato-os de igual forma. Enquanto puder farei valer os meus direitos e resistirei até ao fim. Por mim, já perdi tanto, é-me igual o resultado desta história. Tiraram-me vida, saúde, bem estar e não há trabalho no mundo que pague isso.

VAMPIROS, que nos sugam até não existir mais nada de nós.