3 de fevereiro de 2011

o mendigo Sexta-Feira

Encontrei neste pequeno parágrafo, repleto de poesia, a resposta.  Porque gostarão as pessoas assim tanto de futebol? Tomei consciência do que eu própria já tinha intuído sem, contudo, conseguir colocar em palavras

"(...) Só há ali um no entanto, doutor. É que sou atacado de um sentimento muito ulceroso enquanto os meus olhos apanham boleia para a Coreia do Sul. O que me inveja não são esses jovens, esses fintabolistas, todos cheios de vigor. O que eu invejo, doutor, é quando o jogador cai no chão e se enrola e rebola a exibir bem alto as suas queixas. A dor dele faz parar o mundo. Um mundo cheio de dores verdadeiras pára perante a dor falsa de um futebolista. As minhas mágoas que são tantas e tão verdadeiras e nenhum árbitro manda parar a vida para me atender, reboladinho que estou por dentro, rasteirado que fui pelos outros. Se a vida fosse um relvado, quantos penalties eu já tinha marcado contra o destino? (...)"

O mendigo Sexta-Feira jogando no Mundial, em o Fio das Missangas de Mia Couto,.

Embora não seja um autor muito fácil de ler - já tentei diversas vezes e só desta cheguei ao fim - este é um livro, de contos, que me devolveu a vontade de recomeçar a ler.

♥ ♥ ♥

Sem comentários :