4 de julho de 2011

a caminho duma horta suspensa






Um alpendre. Foi uma das tarefas que nos tomou bastante tempo nas últimas semanas. O mais demorado foi descascar os troncos de eucalipto, dados por um vizinho. Não tenho muita experiência em construção mas que agora temos um belo alpendre, lá isso temos. E sombra! E meio caminho percorrido para uma horta suspensa ":)

Começámos por retirar toda a casca dos troncos, fazendo pequenos sulcos na madeira ainda verde e levantando as fibras; depois, fomos puxando e a maior parte saíu com facilidade deixando à vista a madeira virgem. Toda essa casca serviu para utilizar nos compostores. Com a madeira quase seca pincelámos com óleo de linhaça para proteger da humidade e da chuva. Antes do Outono dar-se-á uma demão de produto para o bicho da madeira (caseiro) e novamente óleo de linhaça.

Os troncos principais, estruturais, estão aparafusados (os horizontais aos verticais) e enterrados no chão (os verticais) a 50cm, numa pequena sapata de cimento. Na base dos troncos verticais colocámos uma tinta de borracha, pouco ecológica, mas que ainda havia por cá, para não apodrecerem. Os dois troncos superiores, que suportam por agora rede sombra, foram fixados ao resto da estrutura com cordas, não degradáveis, e um deles fixado à parede com fixadores para antenas. Mais tarde teremos sombra de madressilva ou de kiwi, ainda não se decidiu.

Sem comentários :