14 de agosto de 2011

a pele da terra





Desorientação total. Fico assim quando quero controlar tudo e percebo que não controlo nada. A horta cheia de erva; os dias de plantação a correrem, no calendário, e as sementes a não irem para a terra; preparar a casa de banho para o inverno, algo que tem corrido mal pois cada coisa que decido empreender me leva a um beco sem saída. Pessoas a irem e a virem, querer estar com elas e tudo isto a rodar na minha cabeça. Decidi parar e começar pelo que, no fim, me corre sempre pelo melhor: a horta.

raízes ❢
(calendário biodinâmico)

Plantei umas podas de batata doce numa das camas dos feijões, como costumam fazer aqui com a batata vulgar. Já vai tarde para esta cultura mas espero que resulte. Se até espinafre selvagem me nasceu em pleno Verão... ":)

Limpei quatro camas, caminhos - que tapei com cartão - e plantei as podas de batata, já muito raquíticas pelo tempo que esperaram por terra. A batata doce costuma ser plantada em Maio, estamos em Agosto - a sorte é dos audazes ":) - mas também só chegaram há duas semanas.

A única flor de Luffa das quatro plantas que me deram. Transplantadas em Maio acho que já deveriam ter fruto e não flor. Não sei o que será ??! Por fim, nabos e rabanetes em viveiro. Os nabos, a variedade que semeámos - nabo de Milão - pode semear-se durante o mês de Agosto e Setembro.

Mas o mais importante foi perceber que o solo não me parece estar a recuperar, muito pelo contrário. Falta-lhe matéria orgânica, húmus, pele. Para isso precisa de mais sombras; cobrir o solo ajuda mas não é suficiente. Já tenho planos para Outubro, com o desenho de uma nova horta, e se tudo correr como espero na Primavera as mudanças já serão visíveis.

Ah, e ali ao fundo, do lado direito (primeira foto), muito altos, os tupinambos. Lindos!

2 comentários :

horticasa disse...

Boa tarde!
Também plantei ontem as batatas doces, estive a ver na net e era em Agosto?!
Espero pelos resultados... Quer sejam bons ou maus.
bj eugénia

Trumbuctu disse...

O Sr. António, que costumo visitar de vez em quando, e que toda a vida esteve ligado à terra semeou em Maio ou Junho. Em Agosto toda a gente me diz que já vai tarde. Mas como é uma planta muito robusta talvez dê.

Um beijinho para si