2 de setembro de 2011

tupinambos de novo



Tupinambos de novo, já na quarta geração. Estão enormes! Quase com três metros de altura e repletos de flor, espero que signifique uma profusão de tubérculos na terra. Mas com o tempo tão instável que tem feito este ano, muita humidade e chuva, estão, pela primeira vez, com oídio nas folhas. Suspeito que possa afectar a raiz e fazer baixar a produção.

7 comentários :

gintoino disse...

Tb por aqui os tumpinabos estão com oidio, o q me deixou bastante surpreendido porque nem os sabia suscetíveis. Sempre foram aquela cultura q resiste a tudo e n inspira cuidados. Suspeito q tenha q ver com as noites húmidas, pq chuva este verão nem vê-la (à excepção de umas horas de precipitação há 2 dias)

Trumbuctu disse...

Pois é. Deve ser, deve ser. Muita humidade ... hoje, agora, está tudo coberto de orvalho.

JORGE FIGUEIREDO SANTOS disse...

Chego agora, a partir da dica dum Biosfera na RTP. Com as mãos quase na terra, ainda em trabalhos de preparação e organização, a ler «As Bases da Agricultura Biológica» coordenado pelo Jorge Ferreira, interessado em acompanhar a experiência de quem já está no campo a fazer e ver crescer.
O Tupinambo foi-me revelado como alimento apenas em 2004, uso ocasionalmente. Este capítulo é pois do meu interesse, até pelo facto de aqui expores a experiência já de vários anos, mais os comentários de outros.
Sei da influência meteorológica no caso do oídio, mas até pelo comentário do @gintoino sobre a resiliência da espécie, ocorre-me uma ideia, que fixei na citada leitura, sobre a oportunidade de mudar a cultura de terreno. O autor publica um quadro (nº 3, ficha 2.8, pág. 194) sobre o «risco de nemátodos, fungos e insectos para as principais culturas hortícolas ao ar livre, consoante a cultura precedente» (Bosch et al, 1989), onde, para fungos o 2º ano da mesma cultura no mesmo sítio aumenta gravemente a importância do ataque.

horticasa disse...

Ó pá eu sou muito ignorante!
O que são tumpinabos?
bj eugénia

Trumbuctu disse...

Obrigada pela informação, Jorge. Todos os anos mudo os tupinambos de lugar ":). Acho que foi mesmo o tempo. Embora estejam com muita folhagem encontram-se num local com vento, bem arejado, e não houve qualquer cultura precedente no local.

Trumbuctu disse...

Eugénia, veja aqui ao lado. Tenho uma categoria só para tupinambos.

horticasa disse...

Realmente eu já tinha ido às categorias mas não consegui ver, talvez tivesse clicado mal, não sei...
Mas sinceramente não faço a mais pequena ideia do que são os tupinambos e fiquei muito curiosa. Vou tentar encontrar.
Obrigada, você tem uma paciência para as minhas ignorâncias.
Quanto ao creme depilatório, afinal é uma espécie de espuma para barbear e para mim barbear não o mesmo que depilar, daí a minha duvida.
Eu quando uso lamina não há nada melhor que o sabão, quer seja caseiro ou azul ou até sabonete.
bj Eugénia