13 de janeiro de 2014

luffas e outras coisas assim




{actualização de 10/11/2013}

Podiam ter sido colhidas mais cedo mas há sempre tantas tarefas que se sobrepõem e, por vezes (muitas), alguma coisa fica para trás. Mas fui muito a tempo! Para quem quer saber como é a colheita e o armazenamento de luffas este site explica muito bem (em inglês).

Estas foram lavadas com sabão de roupa Grão da Terra® e ficaram assim, branquinhas. De qualquer forma, quando colhidas no tempo certo e se não tiverem manchas, basta lavar com um jacto forte de água e ficam bem. Há quem use lixívia para branquear mas não é necessário nem aconselhável.

Parte das sementes vou guardar para fazer o viveiro, em Fevereiro, e transplantar em finais de Março depois das geadas; a outra parte retornará à associação que as facultou (não sei o nome pois as sementes chegaram-me por uma amiga).

E as flores, sempre as flores, coloridas e mágicas. Calendula arvensis, Calendula officinalis e uma experiência com Viola odorata.

Paula

5 comentários :

Anónimo disse...

Olá Paula, eu não conheço esta planta mas gostava de experimentar o seu cultivo, por motivo de curiosidade e biodiversidade no quintal. 2 ou 3 sementes/pés serão o suficiente, sabe onde poderei encontrar?

Obrigada pelo blogue!
Lurdes

Dalma disse...

Também gostava de experimentar já que tenho uma "trumbuctu" onde gosto de ter coisa exóticas.
Poder-me-à dizer onde posso adquirir sementes de lufas?
Desde já os meus agradecimentos

Trumbuctu disse...

Olá Lurdes e Dalma, quando fizer as novas sementeiras verei se vos posso dispensar algumas sementes e podemos trocar. Entretanto, podem contactar a Associação Colher para Semear.

Anónimo disse...

Olá, é com um enorme regozijo que vejo cada vez mais pessoas a deliciarem-se com os prazeres da horta. Parafraseando o que um vizinho me disse há dias quando me apanhou debruçado sobre a minha recente plantação de abóboras. "Oh vizinho, vocês (a minha mulher, a minha irmã, o meu cunhado e eu) tratam da horta como se fosse um jardim, tal é o amor que demonstram pelas plantas". Não sei qual a intenção dele, mas prefiro acreditar que fosse a melhor...Bem hajam...Indo ao que me trouxe aqui, sementes de luffa, encontrei à venda 2 variedades diferentes. Uma delas encontrei no Bricomarché, embalagens com sementes pretas, neste momento germinaram três sementes e estão em fase inicial de crescimento. Nun outro dia fui à Praça da Figueira em Lisboa e não pude deixar de fazer uma visita à casa das sementes. Em conversa com a vendedora vim a saber que era comum o plantio em Portugal mas para consumo alimentar. Em pequenas, com o tamanho de um polegar, são muito boas para saladas e/ou pickles. Comprei um pacotinho de sementes, claro. Qual o meu espanto quando o abro em casa e as sementes são exactamente iguais mas completamente brancas. também já germinaram três. Aguardo apenas que cresçam um pouco mais para as passar para a terra.Um grande abraço a todos.

Trumbuctu disse...

Pelo que sei, quando as sementes são brancas é porque o fruto não estava maduro quando foi colhido. Não sei se existe alguma variedade com sementes brancas.
Grata pela visita e continuação de boas sementeiras.
Paula