30 de março de 2014

tarte crua


Tarte crua, uma versão pessoal desta, com os ingredientes que tinha em casa.
Miolo de amêndoa, castanha do Pará, 1 limão, arandos vermelhos, tâmaras e mel. Tempo de confeccção: 30 minutos. Sim, 30 minutos!!! Confesso que foi tudo a olho, utilizei a quantidade de ingredientes que tinha disponível, por isso não vos posso dar as quantidades, mas vou tentar explicar.

Primeiro faz-se a base da tarte, com a amêndoa ralada e as tâmaras. Como a quantidade de tâmaras que tinha não era suficiente para ligar a "massa" adicionei 2 colheres de sopa de sumo de limão.*

Triturei tudo e adicionei o sumo de limão para ligar. Moldei a massa e reservei. A base convém ficar mais para o seco para não colar na forma e poder ser moldada.

Para o creme de cobertura utilizei as castanhas do Pará*, trituradas, com o sumo de 1 limão (menos as 2 colheres de sopa utilizadas na base) e o mel* q.b. Deve fica uma massa consistente, para se suster, mas suficientemente maleável para se cobrir a base.

Decora-se com os arandos vermelhos e umas farripas de coco seco ralado. Guarda-se no frigorífico.

Podem utilizar-se quaisquer frutos secos que se tenha em casa, mas para o creme ser branco convém usar-se cajus, amêndoa pelada, avelã pelada ou castanha do Pará. Se utilizarmos, por exemplo, noz fica acastanhado. Também para a base podemos utilizar passas em vez das tâmaras. e em vez do mel o agave.

E é tudo!

* Para ser mesmo bem feito, de acordo com a cozinha crudívora, as amêndoas, devem ser inteiras e peladas, as tâmaras, as castanhas do Pará e os arandos devem ficar de molho de um dia para o outro (a hidratar). Depois escorrem-se bem e deixam-se secar um pouco. O mel a utilizar deve ser cru mas não tenho.

Paula

Sem comentários :