2 de janeiro de 2015

cera natural para móveis


Foi assim que comecei o primeiro dia do ano, a fazer cera para móveis. A receita é simples e eficaz. É um pouco difícil de espalhar mas substitui na perfeição qualquer produto para conservar a madeira. É natural e não é tóxico.

No meu caso utilizei óleo de linhaça, mas pode usar-se qualquer óleo. De preferência incolor e que não rance rapidamente (azeite, por exemplo).

1 parte de cera de abelhas
3 partes de óleo

Derreter a cera de abelhas em Banho Maria. Quando estiver liquida juntar ao óleo, mexer e verter no recipiente de armazenamento. Deixar arrefecer - a mistura vai endurecer ficando uma pasta maleável - e fechar o recipiente. Podem ainda fazer experiências com cor, utilizando ingredientes naturais como a argila rosa, o açafrão, casca de pinheiro em pó. De inverno e com a salamandra acesa aproveitamos a fonte de calor para estas actividades. Em meia hora têm um pote feito.

Utilizar produtos apícolas, na minha modesta opinião, é uma forma de incentivar pequenos produtores e contribuir para a conservação e manutenção de colmeias. Sem as abelhas não conseguiríamos viver. Mesmo com um Banco Mundial de Sementes (do qual tenho sérias dúvidas que nos possa valer em caso de catástrofe).

Gestos importantes para cuidarmos da Terra, gestos importantes para contrariarmos um sistema financeiro selvagem e cruel. Ler este artigo - tão bem escrito pelo José Rui, da Quinta do Sargaçal - e não deixem de ver o documentário.

É imperativo reduzir o consumo, embora o que mais se oiça é precisamente o contrário: é imperativo aumentar o consumo em prol da revitalização das economias. Até um dia ... BUMM!!!!

Paula

Sem comentários :